quarta-feira, 17 de março de 2010

Separações


Procurei na net, no Sr. Google algo que falasse sobre separação e encontrei vários textos jurídicos sobre esse assunto.

Me veio a mente que o Direito e as leis em si tratam o assunto de maneira muito fria e que a realidade do divórcio e desse momento na vida de um adulto é muito dura e de muito sofrimento para todas as partes envolvidas.

Já passei por essa situação na condição de filha, quando meus pais se separaram e depois de adulta já vi amigos e parentes passarem por isso.

E sei por exemplo que o processo em si para os envolvidos é doloroso e desgastante. Todos conseguem recuperar-se após um longo tempo, os psicólogos dizem que só após 2 anos, e quase sempre restam alguns fragmentos de amor em alguma das partes, ou mágoa, por assuntos mal resolvidos. Muito dificil separar-se e ficar na boa.

Mas a lei em relação a isso está mudando para tornar-se mais ágil. Agora estudando isso sob a pespectiva juridica nem sei se isso é bom ou não. Por exemplo para você entrar com um processo de separação é necessário que no mínimo você tenha ficado 02 anos casado(!?)O legislador entende que no começo do casamento a vida a dois está de ajustando e sempre acontecem desentendimentos!(Sábio não?!)
A NOVA LEI do divórcio que está sendo votada você poderá pedir isso pela internet. Tipo bem rápido!
Hoje qualquer casal que queira se divorciar tem dois caminhos: pedir primeiro a separação judicial (e, depois de um ano, divorciar-se legalmente) ou, comprovando com testemunhas que a separação ocorreu há mais de dois anos, divorciar-se de uma vez. Ou seja, para se divorciar legalmente, você precisa ter se separado há dois anos – tempo mais que suficiente para repensar uma decisão, passar por voltas e reviravoltas e encarar um bocado de constrangimento por estar separada na prática, mas casada perante a lei.
Será esse o caminho? Por outro lado, há quem argumente que essa facilidade pode fragilizar ainda mais o núcleo familiar, aumentando o número de divórcios e diminuindo as chances do casal se reconciliar.

Permanecer casado é dificil eu sei, e separar-se é mais ainda! Hoje os processos duram 2 , 03 anos, tem audiência de conciliação, onde o juiz pergunta a partes se é isso mesmo que querem, etc, etc...Vamos ver se essa nova lei facilita o processo, só não se sei se diminuirá o sofrimento.

Um comentário:

Vanusa Rocha - Blog Bonequinha de Luxo disse...

Oi Karen, sou nova aqui, qdo der visite meu cantinhi e se gostar me siga, bjks!!!