domingo, 1 de maio de 2011

Ansiedade materna!

Quando eu fiz o curso de aleitamento no Banco de Leite do Materno a enfermeira que me orientou me disse muitas coisas interessantes, mas entre elas teve algo que fiquei refletindo, e essa semana aconteceu...a ansiedade materna!!!
Ela disse assim: - Não fica ansiosa para usar essas coisas logo ( tipo lenço umedecido, shampoo, condicionador, perfume no bebê) as mães hoje são muito ansiosas e consumistas, o bebê tem uma pele delicada e às vezes alguns produtos causam alergia, espera um pouco pra você usar essas coisas.
Ela recomendou que nos primeiros meses eu usasse sabonete glicerinado neutro GRANADO pra banhar o bebê e que usasse desodorante sem cheiro por causa da amamentação. ok!
Isso aconteceu. Mas Mavi tem muito cabelo e ai o uso do shampoo e condicionador se tornou urgente, comecei a usar e já troquei por que não gostei.
Lenço umidecido também usei, por que tivemos que sair pra ir a médicos e usar algodão molhado com água morna na rua não dá, é muita mão de obra. Então tá ela usa perfume de bebê, lenço umedecido quando tá na rua, hidratante etc...tudo que tem direito e a minha ansiedade materna e consumista tomou conta do meu ser.
E a ansiedade se entendeu sobre o meu ser para outras coisas, e era a este ponto que eu queria chegar... a vontade de viver coisas com a minha filha como por exemplo ir ao supermercado, ir ao shopping center, ir a uma praia no domingo, essas coisas.
Meu instinto primeiro lógico foi me esconder na casinha e lamber a cria, e protegê-la, depois foi expor..tipo: olha como minha bebê é linda!!! Olha como eu não aguento mais ficar em casa etc etc etc...(aloka!!!)
Então essa semana fui a primeira vez ao supermercado, dia de semana, não tava cheio..e o ar condicionado.... megagelado!!! Quando cheguei me arrependi, pelo medo, por não ser confortável pra ela, e por uma série de coisas...mas depois consegui fazer tudo e deu um alívio!!!
Ontem tava muito afim de ir o shopping...burrice mesmo, véspera quase de dia das mães..eu estava desconfiada o quanto poderia estar cheio...mas enfim vamos lá, coragem!! Eu disse a mim mesma um dia isso vai acontecer, afinal minha filha não será criada numa bolha!!E quando eu entrei o ar condicionado megagelado e muita, muita gente!!!! MEDO!!!Minha cabeça hipocondriaca pensou logo nas doenças, pessoas gripadas e etc, mas depois relaxei e o medo passou! Minha filha tava agasalhada dormiu nos meus braços e eu desecanei. Mas mesmo assim fiquei pensando que ainda não era hora de viver isso com ela!!
Tudo tem seu tempo!!!
Um dia ela vai gostar de ir, de ajudar a mamãe nas compras do supermercado, de sentar no carrinho com cadeirinha, de caminhar pelo shopping com a vovó e a titia, enfim... isso tudo vai contecer no seu tempo, no tempo certo!!!!
E eu vou curtir tudo isso!!!!

Um comentário:

Dani M. disse...

Oi Karen!!! Tá boa?!
Vem aí o sue primeiro dia das mamis com Mavi no colo né? Que emoção. Quando a ansiedade, tenta ficar tranquila e acompanhar o ritmo da tua filhota, dizem que mãe tem um super 6º sentido, tenho certeza que você vai perceber o momeno certo de incluir determinadas coisas na rotina da sua bebê.
Bjo grande em vcs!!