terça-feira, 19 de abril de 2011

Amamentar é...






Agora sim o post que eu havia prometido..nessa semana santa tenho refletido sobre várias coisas, e uma delas é sobre amamentar...como assim Karen???


Amamentar é dar-se, doar-se por completo a outra vida, a outro ser e por isso não é todo mundo, quer dizer, toda mãe que consegue fazer isso por 6 meses no mínimo, sem restrições. Acordar de madrugada, amamentar quando dói, com o seio machucado, mesmo quando vc queria fazer outra coisa ..sei lá...se expor nos lugares, colocar o peito pra fora, pra todo mundo ver e não ter pudor ou vergonha de alimentar seu filho ali...é sras. srs. não é fácil!!!!


Não entrarei no mérito de ser em livre demanda ou com horários. Eu acreditava antes que conseguiria colocar rotina na minha filha,conforme eu via nos blogs e livros sobre... e na verdade Mavi mama quando quer, mas ela segue um horário próprio que chega quase sempre a ser de 3h em 3hs.Isso pode variar de acordo com o clima do dia, com a saúde dela, enfim, vários detalhes.



Mas sobre o que eu realmente queria falar era sobre doar leite materno, ou amamentar outros...


Quando eu estava grávida comentei aqui no blog sobre que eu ainda não tinha leite antes de ter neném, e de fato isso só aconteceu depois do parto.


Deus é maravilhoso mesmo..., quando fiz o curso de amamentaçaõ aos 8 meses, a enfermeira do banco de leite me disse que o bebê após ao nascer pode ficar ate 48h sem mamar, porque ele vem com uma reserva de alimento da barriga, eu na noite anterior ao parto comi um spagueti a carbonara e um bolo chocolate pra dar uma reforçada nisso(rsrsrs), pensando que talvez meu leite demorasse ..mas digo a vcs que isso aconteceu no mesmo instante que minha filha saiu de dentro de mim.Os hormonios ajudaram e o fato de eu estar bem, tranquila e feliz também!


Quando ela chegou no quarto já mamou e bem!!!E incrivelmente eu tive leite quando ela sugou!!!O bendito colostro, o primeiro leite, protetor dos bebês!


E agora aos dois meses eu estou doando leite para o banco de leite do Hospital Materno infantil. Meus seios sempre foram pequeninos e eu nunca pensei que isso pudesse acontecer...então digo a vcs. Nas primeiras vezes que tirei o leite em excesso e joguei fora, doeu meu coração. Fiquei pensando no monte de bebês nas UTI'S que precisam de leite e as vezes as mães não conseguem amamentar.


Então liguei pro banco de leite e a auxiliar veio me ensinar tudo, todos os procedimentos, da ordenha, higienização, à identificação dos frascos, e então toda semana vem um bombeiro aqui pegar o leite. Lindo não?!


E eu me sinto a melhor pessoa do mundo porque dou um pouco de mim pra alguém. Quer prova de amor maior ao próximo!!!


Enquanto isso... hoje Mavi completa 2 meses de vida, levei pra vacinar e tá pesando 5.580 kg ...fofa, fofa, fofa!Já sorri quando me olha e encanta cada vez mais o meu existir!!!

Um comentário:

A Andarilha disse...

Lindo, lindo Karen!

Fiquei emocionada agora!
Bjs