domingo, 14 de abril de 2013

Reflexões sobre educação das crianças...


Ontem conversando com uma amiga, falávamos sobre as crianças de hoje e ontem.
Fomos criadas pela televisão na década de 80, por Mara, Xuxa e Angélica em seus programas infantis e desenhos animados.
Somos pessoas ruins hoje? Acredito que não.
Nossos pais sempre trabalharam, nós ficávamos sob orientação da minha vó paterna e entre atividades escolares e brincadeiras com minha irmã, sempre rolava de assistir tv deitada no chão, e ficávamos assim uma boa parte do dia.
Claro que o fato de termos estudado em um colégio de freiras que era só para mulheres, fez uma grande diferença em nossas vidas, isso pós ditadura militar minha gente, onde se cantava o hino nacional toda sexta-feira e ainda tínhamos matérias como OSPB e Educação Moral e Cívica...eita que fui longe...
Mas o que nós pensávamos e falávamos era sobre a tv para crianças e a influência das babás na maneira de se comunicar de nossos filhos.
Minha amiga contou um caso de uma psicopedagoga que atendeu uma criança que falava errado o R  e o S nas palavras e os pais eram doutores, pessoas altamente intelectualizadas e ficavam constrangidos pela criança falar errado, depois de muita investigação ela descobriu que a criança passava o dia todo com a babá que era uma menina bem novinha, vinda de um interior e que não tinha nenhum tipo de educação formal. O conselho da psicopedagoga foi: ""eduque sua babá e  seu filho será educado". Genial né não!?
Hoje por exemplo na  TV aberta quase não se tem opção para crianças e na tv fechada a cada um desenho que passa , passam 30 comerciais lindos que parecem desenhos, ensinando comportamentos de comprar, comprar e comprar.... é dificil né não?!
Minha filha convive com uma pessoa de minha confiança(leia-se babá-empregada) e o pai claro. Ainda não está indo pra escola, mas percebo que adquire comportamentos iguais ao da babá, na maneira de falar e se comportar.Veja bem eu comecei minha vida pós maternidade, e isso inclui faculdade + estágio+ trabalhar fora = estar fora de casa o dia todo.
Ouço mães que tem que trabalhar que deixam os filhos na creche que reclamam pelo fato das crianças ficarem doentes com mais frequência, mas se tornam independentes mais rápido e os comportamentos vão sendo influenciados por amiguinhos da creche e das orientadoras.
Mavi ontem  estava desenhando, brincando com papéis e lápis de cor e ao mesmo tempo cantava uma música : " Ela tá beba, doida, ela tá beba doida, tá beba , ta doida"
Lógico que na hora eu sorri, mas fiquei me perguntando onde ela ouviu, porque aqui em casa não havia sido.
Descobri que tinha sido na casa da minha tia, que essa música está em uma novela e etc...e ai vem a reflexão da história, por mais que a gente tente não deixá-los a mercê de coisas que não sejam apropriadas para eles, o mundo está ai e não dá para criar filho em redoma de vidro.O fato de terceirizarmos nossas responsabilidades com outros deixa frestas abertas para a entrada de coisas que não desejamos e não estamos imunes.
Essa idade de aprender e apreender conhecimentos, informações é importantíssimo,  o cérebro deles é´igual a esponja e eles vão capitar todo tipo de informação, cabe a nós filtrar da maneira que pudermos...seja na tv, seja educando pessoas que cuidem deles. Nossa responsabilidade é maior ainda.
Atenção e cuidado para estes que são nossos bens mais preciosos: nossos filhos!

Nenhum comentário: