quarta-feira, 11 de março de 2009


Ensaio sobre a cegueira!


Fernando Meireles arrasou na adaptação da obra de José Saramago!!!E olha que o próprio saramago gostou. Eu preciso ler o livro já.

Gente o que é aquilo?! Medo, angústia, fiquei estarrecida, aborrecida...sei lá!

A-d-o-r-e-i o filme! Me fez refletir sobre a miséria do ser humano...até que ponto podemos chegar para sobreviver, quais as coisas brutas temos que consentir ?? como seríamos de perdessemos todos a visão.Será que o caos se instalaria??? ..gostei tanto que assisti aos comentários, making off. bonus, cenas que foram cortadas etc...muito bacana.A trilha sonora é perfeita, a edição, os efeitos da tela branca...e no final o voltar a ver, a luz, a verdade e a esperança...


Sobre Fernando:


Indicado ao Oscar por Cidade de Deus, Fernando Meirelles é formado em Arquitetura. Enquanto cursava a faculdade no Brasil, ele fez suas primeiras produções experimentais usando equipamento U-Matic e com uma equipe formada por amigos. Os filmes resultantes ganharam diversos prêmios nos festivais de filmes independentes do país. O mesmo grupo de amigos fundou a produtora Olhar Eletrônico, que arejou a televisão brasileira nos anos 1980. Por uma década, o grupo produziu programas para uma grande variedade de canais de televisão. Em 1989/1990, Meirelles criou e dirigiu a popular série para crianças Rá-Tim-Bum, para a TV Cultura. Os 190 episódios de Rá-Tim-Bum receberam a Medalha de Ouro no New York Film and TV Festival, além de vários outros prêmios.

Em 2002, ele terminou seu terceiro filme, adaptação para um longa-metragem do romance de Paulo Lins, Cidade de Deus. O filme foi co-produzido pela Video Filmes, de Walter Salles (Central do Brasil). Cidade de Deus ganhou mais de 52 prêmios ao redor do mundo e recebeu quatro indicações ao Oscar de 2004, incluindo: Melhor Diretor (Fernando Meirelles); Melhor Fotografia (César Charlone); Melhor Edição (Daniel Rezende) e Melhor Roteiro Adaptado (Bráulio Mantovani).


Em 2004, Meirelles dirigiu o filme de longa-metragem O Jardineiro Fiel, baseado no romance de John Le Carré, que teve 4 nomeações ao Oscar e ganhou o Oscar de Melhor Atriz para Rachel Weizz.


Sobre o Livro de José saramago


Palavras de José Saramago, na apresentação pública do seu romance Ensaio sobre a Cegueira.
"Este é um livro francamente terrível com o qual eu quero que o leitor sofra tanto como eu sofri ao escrevê-lo. Nele se descreve uma longa tortura. É um livro brutal e violento e é simultaneamente uma das experiências mais dolorosas da minha vida. São 300 páginas de constante aflição. Através da escrita, tentei dizer que não somos bons e que é preciso que tenhamos coragem para reconhecer isso."



http://www.ensaiosobreacegueirafilme.com.br/ fotos: cinefilando.blogspot.com


Nenhum comentário: